The Witcher: O Último Desejo




Outono é aquela estação que cativa uma boa parte dos leitores com seu clima agradável e que nos faz pensar naquele café fresquinho acompanhado de um bom livro. Recentemente, voltei ao hábito de ler mais livros e isso tem me deixado bastante empolgada, funcionando como uma ótima distração dos problemas cotidianos. É chegado aquele momento em que você precisa escapar do cenário urbano e problemas rotineiros do mundo real, e logo os livros tornam-se a ferramenta perfeita para isso.

Faz um tempo que li toda a saga The Witcher de Andrzej Sapkowski e em meio ao projeto de lançamento da série que está sendo produzida pela Netflix, resolvi ler pela segunda vez para trazer a resenha aqui no Blog. Como uma grande fã da franquia de Games desenvolvida pela CD PROJEKT RED, não poderia deixar de sonhar em adquirir a saga que deu origem a adaptação para jogo que acabou rendendo o prêmio de Game of the Year em 2015 com o título The Witcher 3: Wild Hunt, e já adianto que não demorou muito para que eu simplesmente ''devorasse'' a leitura de O Último Desejo.

O primeiro volume te leva para uma atmosfera de lendas polonesas, filosofia e combates bastante envolventes. E claro, uma narrativa onde Sapkowski aguça a curiosidade do leitor através de um universo rico em monstros e aberrações das mais variadas. Além disso, durante o progresso do primeiro livro é inevitável não notar uma característica admirada por muitos leitores desse gênero, a forma como o autor explora a liberdade que tem dentro do que ele mesmo propõe em sua história de uma forma fluída, sem jogar uma informação ali e deixar o leitor confuso. Outro ponto mega positivo é o uso da mitologia eslava como um grande recurso para sua escrita, explorando raças, criaturas bizarras e uma definição de magia como algo que vai além de meros feitiços.

                                         SINOPSE

''Geralt de Rívia é um bruxo sagaz e habilidoso. Um assassino impiedoso e de sangue-frio treinado, desde a infância, para caçar e eliminar monstros. Seu único objetivo: destruir as criaturas do mal que assolam o mundo. Um mundo fantástico criado por Sapkowski com claras influências da mitologia eslava. Um mundo em que nem todos os que parecem monstros são maus nem todos os que parecem anjos são bons.

O irônico, cínico e descrente Geralt de Rívia perambula de povoado em povoado oferecendo seus serviços. Em seu caminho vai driblar intrigas, escolher o mal menor, negociar preços, alcançar o confim do mundo e realizar seu último desejo.''

 Assim começam as aventuras do bruxo Geralt de Rívia.



Em O Último Desejo, fui surpreendida com uma escrita bastante detalhista, onde nem mesmo os movimentos dos personagens secundários passam despercebidos. A história gira em torno de Geralt de Rívia, conhecido também como Lobo branco (uma clara referência aos seus cabelos) e como carniceiro de Blaviken. Ele é um bruxo, profissão mais do que requisitada em meio a um cenário onde as pessoas frequentemente necessitam de um profissional corajoso o bastante para tirá-los das garras de monstros, assombrações e maldições.

E apesar de muitos não demonstrarem nenhum tipo de afeição pela figura do bruxo, ele é altamente respeitado nesse universo. Geralt não saí por aí distribuindo sorrisos e também não carrega consigo nenhuma característica de um personagem clichê, todo o tempo você tem a impressão que ele é um senhorzinho ranzinza. A obra é narrada em terceira pessoa, terreno onde o autor nos apresenta Geralt como personagem principal, fazendo questão de elaborar uma criação de vínculo entre leitor e personagem, enquanto nos dá uma imersão em seus pensamentos e bastante características subjetivas. Com o desenrolar da narrativa, você consegue perceber o grande senso de justiça e ética presentes na personalidade do protagonista. O realismo que o autor dá a obra com suas descrições detalhadas, faz com que as lutas sejam realmente épicas, rendendo ótimos parágrafos de pura emoção para nós leitores.
Além disso, é importante ressaltar que O Último Desejo não possui uma narrativa direta como muitos imaginam e estão acostumados a ver em outras obras. O livro possui contos que narram separadamente diversas aventuras, algumas aleatórias e outras que se conectam com o futuro do bruxo, apresentando personagens distintos e cenários cada vez mais detalhados. O autor aborda temas que passam desde o racismo (elfos, anões) até a subjetividade humana em seus contos, onde pegamos referências claras ao mundo real mesmo dentro de uma fantasia. A leitura flui rapidamente, envolvendo o leitor e quando você menos percebe, já está nos últimos contos e se perguntando ''O que será que vai acontecer?''. 

O mundo recheado com Plots e ilusões criado por Andrzej te mantém preso até a última página e certamente se tiver tempo livre, irá acabar com a leitura em pouco tempo.

Um grande beijo e até a próxima.

Leia também

2 comentários. Clique aqui para comentar também!

  1. otima resenha, vamos ver o que vai achar quando Jennifer aparecer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é maravilhosa. Muitas pessoas que jogam o game acham que ela é arrogante e mesquinha, por quê não conhecem a personagem nos livros. Ela é uma excelente personagem ❤ obrigada pela visita.

      Excluir