Bullet Journal: o essencial para criar o seu diário

em 11 de maio de 2020

Um breve guia de como organizar o seu primeiro Bullet Journal.

Bullet Journal é um famoso aliado da rotina de quem precisa estar com conteúdo e tarefas diárias sob controle. Essa forma de organização é bastante conhecida entre profissionais e produtores de contéudo, e com certeza em algum momento você já deve ter percebido um Bullet fazendo parte do homeoffice de muitos deles. 

O item é a ferramenta perfeita para organizar a rotina de forma planejada, além de auxiliar no desenvolvimento de hábitos saudáveis e atividades diversas. Funcionando como uma  simples e uma alternativa bastante divertida para quem encontra dificuldade em utilizar agendas ou planner. Existem infinitas maneiras de organizar, decorar e planejar o seu Bullet Journal para colocar seus projetos em dia e sob controle, além de distrair a mente enquanto decora e adiciona características suas as folhas do seu diário, como playlists favoritas, filmes para assistir e frases motivacionais para ajudar naquele dia em que acordamos com o pé esquerdo.

Confira um pouco mais sobre o Bullet Journal e algumas dicas para iniciar o planejamento do seu diário.


O que devo adicionar ao Bullet Journal? 


Um BuJo pode ser feito de qualquer material e em qualquer tamanho, mas é comum encontrá-lo em versões compactas em tamanho A5 ou A6 por exemplo, pela facilidade de serem armanezados em bolsas, mochilas e não ocuparem tanto espaço. Em relação ao material do caderno, cabe a sua criatividade decidir o que será mais agradável, sendo importante levar em conta a questão de páginas removiveis ou não, brochura, fichário ou espiral. 

Alguns modelos de Bullet Journal:

Exemplos de modelos de Bullet Journal.

O processo de personalização sem dúvidas é o mais divertido, entretanto é necessário levar em conta algumas questões antes de dar inicio a decoração e organização do seu BuJo. O principal objetivo do seu caderno deve ser identificado, ele será utilizado para organização de estudos e trabalho, compromissos, produção de conteúdo ou simplesmente fará aquela famosa mesclagem com todos os assuntos?


Essa pode ser uma tarefa difícil, mas aqui vai uma lista com algumas ideias de páginas para seu Bullet Journal. Aqui estão 36 sugestões de páginas para adicionar ao seu organizador:


Algumas sugestões de páginas para o seu diário.

Como organizar meu Bullet Journal?


Manter o Bullet Journal organizado é uma tarefa confusa de início, mas uma ótima maneira de começar a se adaptar a montar os seus cronogramas sem utilizar formas mais complicadas apra isso. O primeiro passo é criar uma linguagem visual específica para acostumar a sua mente a assimilar o conteúdo que será posto nas páginas. Símbolos, códigos e legendas coloridas são algumas das formas mais usadas para a organização. 

Por exemplo, eu costumo colocar um  como símbolo de tarefas pendentes e ao finalizá-las, costumo colorir com a cor de caneta escolhida para tarefas concluídas. 

Como decorar as páginas? 


A decoração fica a seu critério, mas é importante escolher elementos que remetem a referências que você goste e que lhe deixam a vontade, tornando as páginas confortantes como um ambiente onde você se sinta em casa. Para o meu BuJo que estou aguardando, escolhi elementos espaciais como planetas, estrelas, gatinhos e referências Geek. 

Alguns exemplos de estética de BuJos:


Photo by Estée Janssens on Unsplash
Fonte: sootudying


Quem faz parte do mundo dos blogs sabe o quanto é importante manter um cronograma organizado para não se perder durante o cotidiano, nessa hora ferramentas que facilitem em otimizar nosso tempo são super importantes para nos ajudar em nossa rotina dupla. 

Essas foram algumas dicas de Bullet Journal e funcionando como uma breve introdução a organização pessoal sem a necessidade de um planner para quem não tem familiaridade com organização através de cadernos e costuma utilizar serviços online. Você pode conferir mais inspirações de BuJos na pasta inspiração para Bullet Journal no Pinterest


10 comentários , comente também!

  1. Eu adoro ver inspirações de bujos!
    Infelizmente parei de atualizar o meu mas pretendo voltar <3 Adorei as inspirações de páginas e já salvei a imagem!
    Beijoss

    Primavera Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
  2. Ter um bullet é essencial para se manter organizado nas tarefas do dia a dia, gostei muito das suas dicas principalmente de como decorar as páginas, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Querida eu gostei de mais das dicas de bullet, vou mostrar para minha netinha, ela gosta muito, ela é muito organizada, vou lá no pinterest para ver mais inspirações, obrigada, beijinhossssss

    ResponderExcluir
  4. oi!
    Que legal :D eu amei as inspirações para bullet, adorei

    ResponderExcluir
  5. Profundamente apaixonada por esse post! Eu tenho um planner aí me ajuda muito a manter todas as minhas tarefas organizadas mas um BoJo também é uma opção incrível! Adorei

    ResponderExcluir
  6. Eu amei! Vou salvar suas dicas aqui nos meus favoritos. Quero fazer um para anotar minhas leituras.
    Bjus❤😘

    ResponderExcluir
  7. O Bullet Journal é realmente uma ferramenta muito prática para organizar nossas ideias. E o legal é podermos usar nossa criatividade para decorar, deixando tudo com a nossa cara. Acho que isso facilita no planejamento e tal. Adorei as ideias e sugestões pra gente se inspirar.

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Adorei as inspirações do ballet para fazer na agendas vou mostrar minha sobrinha ela adora.. adorei a resenha. Bjs e sucesso

    ResponderExcluir
  9. Post completo! Eu queria fazer um bullet para mim, mas não fazia ideia do que colocar.

    ResponderExcluir
  10. Eu fico tão tentada a começar um bullet, amo essa ideia de se organizar como a gente quer, de usar a criatividade, mas ao mesmo tempo fico morta de preguiça haha acabo usando planner mesmo. A postagem ficou super completa!


    Beleza Nerd

    Instagram: @gleicyhaner

    ResponderExcluir