5 dicas essenciais para aprender um idioma

em 29 de abril de 2019





Quem é que não gostaria de dominar um idioma sem aquela velha insegurança quanto a pronúncia ou escrita? 

Aprender um idioma envolve todo um processo que tem início na empolgação de conhecer melhor uma língua estrangeira. Porém, durante essa jornada é necessário um foco maior no aprendizado para que as dificuldades encontradas não nos atrapalhem em nossa realização. 

Há pouco mais de um ano, decidi que aprenderia pelo menos cinco idiomas até os 25.  Afinal, a vida é curta para ficarmos só no inglês. E com isso, comecei a desenvolver um plano de estudos por conta própria. 

Separei algumas dicas que foram essenciais para me ajudar nesse processo e que podem te ajudar a se manter motivado(a). 


1 - 20 minutos

A rotina corrida pode ser um grande fator que atrapalha o desenvolvimento do estudo diário, entretanto, praticar o idioma durante 20 minutos diários pode ser bastante eficiente seja por meio de música, episódio, texto. 

Isso te ajudará a estar sempre em contato com o seu principal objetivo. 


2 - A prática leva a perfeição

Enquanto aprendemos algo novo, precisamos conciliar nossas quatro habilidades naturais: Escrever e Falar, Entender e Ler. Então, apenas pratique e não se cobre excessivamente. 

É natural encontrar peculiaridades em alguns idiomas, mas lembre-se que não existe língua que não possa ser aprendida. 

3 - Não tenha medo de errar 

Uma das coisas que temos que estar preparados é para nos colocarmos em situações embaraçosas envolvendo o idioma. Entretanto, é quase inevitável não passar por isso, já que o objetivo de aprender um idioma é para interagir e usá-lo de alguma forma em seu dia-a-dia ou projetos pessoais.

4 - Recursos Online

Atualmente a internet dispõe de diversos recursos online que são essenciais para auxiliar no processo inicial de aprendizado, dispensando o investimento em algum curso logo de início. 

Alguns sites como Duolingo, oferecem um pontapé inicial para qualquer idioma, ajudando a familiarizar-se melhor com a língua e podendo acompanhar a pronúncia. 

Alguns sites que podem ser úteis:
  • BBC Languages: http://www.bbc.co.uk/languages/other/quickfix/ (mais de 40 idiomas)
  • Rhinospike: https://rhinospike.com/ (áudio para acompanhar a prónuncia)
  • Lang8: https://lang-8.com/ (correção de texto em qualquer idioma)


5Mnemônico, para que te quero...

Você deve estar se perguntando, afinal, o que é isso?


Mnemônico é um conjunto de técnicas utilizadas para auxiliar no processo de memorização de listas, palavras e fórmulas. São utilizados a décadas por ajudar a manter o vocabulário em dia, evitando o famoso ''branco'' na hora de elaborar um texto ou diálogo.

O site MEMRISE oferece o recurso para você potencializar o seu estudo. 


Espero que as dicas sejam úteis e te auxilie nessa jornada de conhecimento. Lembre-se que é natural encontrar dificuldades no início, mas o processo de aprendizado torna-se cada vez mais prazeroso a medida que descobrimos coisas novas.

Em breve trarei uma lista com alguns recursos que utilizo para ajudar no processo de aprendizado.

Um grande beijo e até a próxima! 




13 comentários , comente também!

  1. adorei as dicas.
    beijos <3
    https://www.andressamonteiroblog.com/

    ResponderExcluir
  2. Adorei e já quero testar. Partiu deixar a preguiça de lado e finalmente começar com meu alemão.
    Fiquei curiosa, quais idiomas vc vai aprender?
    bjoo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaa! Começar é o passo mais importante. Eu quero aprender Coreano, Japonês, Francês, aprimorar o italiano e Norueguês.

      Obrigada pela sua visita! beijoos

      Excluir
  3. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Eu faço isso com a Língua Portuguesa.
    Por exemplo: Ela é meio confusa, porque a meia é para os pés.
    Beijokitaz




    www.devaneiosdemissl.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, idiomas e suas peculiaridades! haha Obrigada pela visita <3

      Excluir
  4. Boas dicas :)

    https://joanam-freitas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas, especialmente a primeira, de estudar 20 minutos por dia, a regularidade é sempre uma boa ferramenta para o aprendizado. Tenho feito algo parecido com cursos que eu faço em plataformas tipo udemy: me obrigo a fazer uma lição por dia, mesmo que seja muito curtinha. Se for para esperar ter tempo para uma série maior de lições a gente acaba nunca fazendo.

    Só fico um pouco com pé atrás quando se trata de mnemônicos. Minha formação em áreas "de exatas" sempre rejeitou os mnemônicos. Para a física, por exemplo, é um horror.

    Recentemente comecei a prestar serviços para uma organização internacional e as conversas são em inglês. Não tinha como correr, eu tinha que falar, então tive que perder o medo. Errei muito e falei muita bobagem, mas venho aprendendo muito na marra. É isso aí, não tenha medo de errar.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Caramba! Você se impôs um grande desafio mesmo! Mas suas dicas são muito legais e inéditas, vai conseguir sim! Vou tentar também!

    ResponderExcluir
  7. Eu sou casada com americano, desde pequena sempre fui interessada em aprender outros idiomas e não tenho medo de errar, hoje eu tô no espanhol e até que tô me saindo bem, depois vou aprender chinês. Devemos impor um desafio em nós mesmas.

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Se tem uma coisa que eu gosto é de conhecer novos idiomas, e até agora estou tentando no francês e espanhol.
    O mais dificil é memorizar mesmo, a pronuncia e como usar a palavra que vc aprendeu, e eu tento coloca-las no meu dia a dia, assim fica dificil de esquecer ;)7

    ResponderExcluir
  9. adorei as dica, mas deixo aqui outra dica que eu uso muito frequentemente que é ver filme/series legendadas com o idioma original neste caso eu vejo filmes em inglês com as legendadas também a inglês.

    ResponderExcluir