BANANA FISH - A obra de Akimi Yoshida adaptada pelo estúdio MAPPA



E ai, tudo bem?



Faz tempo que eu não faço uma review de animes completa para vocês aqui em nosso cantinho. Esse mês tem sido uma correria infinita para acertar as coisas e deixar tudo em seu devido lugar. Mas  separa seu banquinho e vem conhecer mais sobre essa obra incrível.

Em 2018 o estúdio MAPPA  conhecido pela adaptação do anime Yuri On Ice!!, decidiu adaptar a obra da mangaká Akimi Yoshida. Banana Fish é um mangá do gênero Shoujo que fez bastante sucesso nos anos 90, sendo aclamado pela crítica e exposto na revista Shōjo Comic de 1985 à 1994. A obra contou com 5 histórias paralelas publicadas. 

Ash Lynx é um jovem de apenas 17 anos que lidera uma gangue de adolescentes em Nova York. Anteriormente, ele era um escravo sexual, executor e herdeiro do império criminoso de Dino Golzine. Ele acaba saindo dos pés de Golzine ao se deparar com um mistério envolto de um código chamado ''Banana Fish'' envolvendo seu irmão mais velho, veterano de guerra que está no Vietnã. Ash é o protagonista perfeito: bonito, sedutor e perigoso ao extremo. Astuto, ele possui um alto conhecimento em muitas coisas e diversas habilidades.


O ANIME 

Originalmente o anime é ambientado nos anos 80, durante os acontecimentos do mangá. O estúdio MAPPA então decidiu captar essa característica, mas adaptando para  os dias atuais.Banana Fish é o tipo de obra que não temos palavras para descrever o quão é envolvente. Você começa o primeiro episódio e logo fica ansioso para terminar todo o anime em apenas um dia. 

Um ponto que é importante ressaltar é que esse não é um Shoujo como os outros, focados extremamente no casal e desenrolar do Romance. Nessa obra, nós temos demonstrações indiretas e praticamente muito sutis envolvendo Eiji, Ash e suas realidades completamente opostas. Cada olhar, ação e palavras jamais passam despercebidas no enredo e o sentimento crescente que um  nutre pelo outro também não. Isso torna a obra ainda mais atrativa, pois do início ao fim temos explicações para tudo o que acontece e não ficamos com uma impressão vaga de roteiro. 

A doçura de Eiji Okumura nos faz amar ainda mais a obra
Acompanhar o desenrolar desse mistério é algo que mexe muito com nossas emoções por abordar temas polêmicos do submundo do crime, então se você é sensível a alguns temas como abuso sexual e o lado podre da sociedade que busca por lucro a todo custo, mesmo que isso envolva prejudicar vidas, é melhor não assistir. Acabamos criando um vínculo enorme com o protagonista e vibramos muito a cada cena em que conhecemos ainda mais sobre Ash Lynx, é como se realmente pudéssemos captar as emoções dele. A doçura de Eiji é completamente encantadora, e quando menos esperamos percebemos o quanto o personagem é especial para nós. Além disso a obra é cheia de referências e consegue testar o quanto o seu coração e mente são capazes de aceitar os fatos como eles realmente são e superar no final. 

Outro ponto mega importante é a excelente trilha sonora desenvolvida para essa adaptação. A forma como conseguiram expressar através das letras e melodia, exatamente o que nosso protagonista está enfrentando. Tudo isso com um cenário repleto de paletas de cores fortes, realçando ainda mais as paisagens ao longo dos episódios. O estúdio MAPPA, mais uma vez provou-se impecável. 

Recomendo assistir o anime completamente de peito aberto, pois esse não cansa de nos surpreender até o seu último episódio. Banana Fish é cru, direto e sem enrolação. Através de um enredo diferenciado e muito emocionante, dominou completamente a temporada de Outono e sem dúvidas é um dos melhores animes do gênero. 



Leia também

0 comentários. Clique aqui para comentar também!