8 de novembro de 2018

Como superar o bloqueio criativo?






Hey amores, tudo certo?

Já estamos em novembro e com isso nos sentimos ainda mais próximos daquela sensação que o final de ano trás consigo, todo aquele ar de renovação, mudanças, reflexão começa a nos rondar novamente.

Todo mundo sabe o quanto o fantasma do bloqueio criativo ronda a vida de quem trabalha com a mente e a criatividade em excesso e está sempre na espera de obter o máximo de perfeição em seus resultados, gerando um ciclo de perfeccionismo e cobranças excessivas que logo se transformam em bloqueio. E com isso fica cada vez mais difícil fazer seu trabalho render resultados rápidos e de qualidade. Sabe aquela famosa cena de faroeste onde o feno rola pelo meio da rua? 

A mente de quem precisa ter ideias o tempo todo fica exatamente assim. Porém, como para todo problema existe solução, hoje eu trouxe algumas dicas para te ajudar a espantar o bloqueio criativo e melhorar ainda mais em suas tarefas!

Vamos conferir?


1 - FIQUE OFF DE SUAS REDES SOCIAIS


Você provavelmente já deve saber o quanto as redes sociais auxiliam e também prejudicam nosso cotidiano, não é mesmo?

Por isso a melhor opção é distanciar-se de redes sociais durante o seu horário de estudo ou trabalho, assim você se concentrará melhor em sua tarefa e não irá se distrair com os memes do momento. O conteúdo das redes sociais é um dos grandes fatores que contribuem para a distração. 

Que tal deixar seu celular carregando enquanto organiza algumas coisas?


2 - BUSQUE INSPIRAÇÃO


Essa parece uma daquelas dicas clichês, mas na verdade poderá te ajudar muito a pôr as engrenagens para funcionar. Algumas pessoas pensam que é necessário ser original e que não devemos buscar inspiração em ninguém, mas se até mesmo grandes nomes se inspiraram em alguém, por quê nós não podemos?  Sempre que fico sem nenhuma inspiração, costumo dar uma olhada no Pinterest, aplicativo que possui milhares de imagens para todos os gostos e estilos, e sempre encontro material o suficiente para criar um novo conteúdo todo do meu jeito. 

Outra dica é conversar com seus amigos, ligar para um familiar ou alguém que goste e deixar a conversa fluir. Buscar sempre uma companhia que nos incentiva e nos faz sentir capaz é um grande passo para transmitir ainda mais confiança. 


3- PLAYLIST


Uma ótima dica é possuir uma playlist exclusiva com músicas que te fazem sentir inspirado. Serviços como Spotify facilitam a montar sua lista de músicas e já deixar no modo automático de reprodução. Além disso, possuem sistemas de recomendação de playlists semelhantes. 

4- BLOCO DE NOTAS


Outra dica importante e que faço questão de recomendar sempre é a do bloquinho de notas. As vezes no meio das tarefas do cotidiano, sentimos aquela lâmpada se acender em cima de nossas cabeças e corremos para procurar alguma folha de papel para anotar a ideia recente, e adivinha só? Você não tem papel por perto. Por isso, deixe sempre uma folha ou bloco de notas ao seu alcance, assim facilitará para que você não perca nenhuma ideia importante.

 Isso me auxiliou muito, principalmente no planejamento das minhas maquiagens e looks. 


5 - LEIA 

Você está super entediado(a), mas quer muito manter sua mente ocupada?

Procure por algo que você goste de ler. A leitura estimula nossa mente de uma forma maravilhosa e sempre é bem vinda para alimentar nossa mente. 

6- DURMA BEM


A ansiedade é uma das causadoras do bloqueio criativo, ficamos tão apreensivos para trabalhar em nosso projeto que acabamos afastando toda a criatividade e aí começamos a lidar com um outro fantasma tão chato quanto o do bloqueio criativo: O Fantasma da Auto-sabotagem. Ele nos faz ver defeitos, dificuldades e obstáculos em coisas simples, e o resultado você já pode imaginar, acordamos desanimados e sem nenhuma perspectiva.

Logo, para afastarmos esses dois rapidamente é necessário nos concentrarmos primeiramente em ter uma boa noite de sono e acordar pronto para a batalha diária. Eu costumo desligar todas as luzes, tomar uma boa caneca de chá e ouvir alguma música instrumental para relaxar. 


Essas foram algumas das dicas que costumo usar para superar as crises de bloqueio criativo e me manter centrada em meus projetos pessoais. Espero que possam te auxiliar de alguma forma e fortalecer sua criatividade ao máximo para conquistar muitos objetivos. Lembre-se de não se cobrar excessivamente e dar um espaço para que as coisas fluam em seu tempo, e ser sempre gentil consigo mesmo. 

Um grande beijo e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário